Répteis

Dicas sobre Tartarugas Aquáticas

Tartarugas aquáticas são bastante admiradas como bichinhos de estimação, por seu tamanho e por sua aparência bonitinha, mas não se engane: elas são bem difíceis de manter e cuidar. Elas requerem trabalho e cuidado intenso se comparadas a outros animaizinhos domésticos. Exatamente por isso, elas não são adequadas para serem bichinhos de estimação de crianças. Seguem abaixo alguns requisitos fundamentais para que sua tartaruguinha possa viver mais e com saúde.
Quando se fala da dieta das tartaruguinhas, é importante dizer que elas são animais carnívoros. Por isso, gostam muito – e precisam – de carne em suaalimentação. Elas também podem ganhar comidinhas artificiais (ração) que você pode comprar em qualquer pet shop. Essas rações podem ser dadas às tartarugas todos os dias. Também é uma boa idéia incluir larvinhas, grilos e minhocas na sua alimentação regular. É aconselhável que você a tire da sua bacia, banheirinha ou tanque para alimentá-la. É muito importante que você providencie uma bacia ou recipiente somente para que ela faça as refeições, pois isso manterá a casinha da tartaruga muito mais limpa evitando, assim, o surgimento de bactérias que podem fazer com que seu bichinho fique doente.

Você pode providenciar suplementos para sua tartaruga, tais como vitaminas, cálcio e fósforo. Geralmente a ração que você compra no mercado já inclui tais suplementos. A quatidade de comida necessária e a freqüência de alimentação depende do tamanho e natureza da tartaruga; você pode obter mais informação com um criador ou veterinário sobre a freqüência e quantidade de comida a ser dada.
 
É essencial que você proporcione um habitat adequado para sua tartaruga aquática. Assegure-se que o recipiente que você reservar para ela seja limpo e com um tamanho suficiente; é aconselhável que o recipiente ou tanque tenha uma plataforma e degraus para que sua tartaruga possa escalar. Algumas coisas necessárias no habitat da tartaruguinha são:

Luzes: a tartaruga precisa de raios UVA e UVB para que ela possa absorver cálcio e outros nutrientes adequadamente. Essa luz pode ser natural ou artificial.

Aquecedor: outro requisito essencial. A temperatura ideal para esses animaizinhos é de 24° a 25ºC e ela pode ser facilmente atingida ao colocar um aquecedor submerso no tanque. A temperatura no banho de sol deve ser em torno de 29º a 32°C.


Purificador de água: também é importante colocar um purificador de água no tanque da sua tartaruguinha, já que elas são criaturinhas bagunceiras. Para evitar a proliferação de bactérias na água, é essencial o uso do purificador; tenha filtros submersos no tanque.

É muito importante que esses passos básicos sejam cuidadosamente preenchidos: um lugar limpo e adequado, comida fresca e limpa, e água fresca são mais do que fundamentais para a boa saúde de sua tartaruguinha aquática.


Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.