Dicas, Pet, Répteis

Cobra como animal de estimação: saiba mais

A cobra é um daqueles animais que você ama ou odeia. É raro encontrar alguém que diga que é indiferente a essa espécie de animal. Sendo assim, adotar uma cobra como animal de estimação não é algo muito comum. Por isso, é possível que surjam muitas dúvidas a respeito dos cuidados necessários. O que é preciso fazer para ter uma cobra como animal de estimação?Existem muitos tipos de cobras, algumas venenosas, umas mais tranquilas e outras mais nervosas. Por isso, uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de adotar uma cobra como seu animal de estimação, é qual a espécie correta para adotar.

Como escolher a espécie correta para adoção

Para que você escolha a cobra certa, vamos dar algumas dicas:

  • Tamanho. Existem cobras muito grandes e muito pequenas. Essa característica é muito importante para se levar em conta o que se quer em uma cobra como animal de estimação e, também, o espaço disponível para o animal viver.
  • Muitas cobras se alimentam de ratos. Porém, se for sua primeira cobra como animal de estimação, recomendamos que você escolha uma que se alimente de peixes ou caracóis. Assim, você poderá alimentá-la com comidas que pode encontrar facilmente.
  • Se você quiser uma cobra para brincar com ela ou deixá-la solta pela casa, escolha uma que seja facilmente domesticável.
  • Menos precauções. Existem algumas espécies de cobras que são menos delicadas do que outras. Se for a primeira vez que terá uma cobra como animal de estimação, escolha uma espécie que seja fácil de cuidar e de alimentar. É importante também que ela tenha uma personalidade pacífica.

Sabendo dessas dicas, vejamos quais são os cuidados principais que uma cobra precisa.

O que você deve saber antes de adotar uma cobra como animal de estimação

Muitas pessoas duvidam que a cobra possa ser um animal de estimação. Se o que você quer é um animal para criar um vínculo especial, a cobra não é uma boa ideia.
É fato que a pessoa acabará nutrindo muito carinho por sua cobra, pois ela pode viver até 30 anos de idade. Porém, a cobra nunca mostrará apego aos seus donos. Por isso, nem todas as pessoas estão aptas a terem uma cobra como animal de estimação, mesmo que ela seja uma boa companhia.
Então, quais são as vantagens de ter uma cobra como animal de estimação?
Abaixo, fizemos uma pequena lista para você:

  • Você não terá que alimentá-las diariamente. Isso é um ponto positivo, caso você queira fazer uma viagem num fim de semana ou, também, se você costuma passar muito tempo fora de casa a trabalho.
  • Elas não causam alergias. Ao contrário de cães, gatos e pássaros, que podem causar alergias por causa de seus pelos ou penas, as cobras não são conhecidas por causarem alergias.
  • Elas não têm cheiro e você não tem que dar banho nelas. As cobras limpam a si mesmas e nunca deixam cheiro.
  • Elas não fazem barulho. Se você não quer incomodar os seus vizinhos, uma cobra como animal de estimação pode ser uma boa ideia. Elas não emitem sons e são muito silenciosas.
  • Você não precisa passear com elas. Se você sente preguiça ao pensar em adotar um cachorro, por precisar passear com ele, com uma cobra você não precisará se preocupar com isso.
  • Elas não precisam de muito espaço. Um viveiro com espaço para que se sintam confortáveis e possam se enrolar é suficiente.


Por essas razões, uma cobra não requer muitos cuidados. Isso torna esse animal ideal para aqueles que não têm muito tempo e, claro, gostam de cobras.
No entanto, lembre-se sempre de que uma cobra requer responsabilidade como qualquer outro animal. Sendo assim, você deve oferecer os cuidados necessários para ter um animal saudável. Além disso, se suas personalidades se adaptarem, ela pode ser uma companhia ideal. O pouco cuidado que uma cobra necessita é algo ótimo para os tempos de correria em que vivemos.

 

Fonte: Meus Animais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.