Pet, Répteis

Répteis De Estimação: Quais São Os Répteis Domésticos No Brasil?

Apesar dos pets mais comuns serem os cães e os gatos, também há quem goste de animais mais exóticos como os répteis. Muitas pessoas não sabem, mas os répteis domésticos não são simplesmente aqueles que você escolhe na natureza e resolve domesticar. No Brasil, nem todos os répteis podem ser criados em casa. Então, se você está pensando em adotar um réptil como seu novo amigo, precisa saber quais são os répteis de estimação legalizados no país.
Como acontece com qualquer outro animal de estimação, o cuidado deve começar muito antes de você levar um novo bichinho para casa. Com os répteis domésticos não é diferente e, por isso, é muito importante que você compre ou adote de um local legalizado.
Não estamos falando de burocracia, e sim de proteção animal. O tráfico de animais movimenta milhões de reais todos os anos. Organizações como a WWF se preocupam com isso e procuram alertar a população sobre os perigos de comprar animais em qualquer lugar.
No Brasil, quem fiscaliza e legaliza os répteis de estimação é o Ibama.
Quer ter um réptil como pet? Então, acompanhe os cuidados e passos que você deve tomar para não ter problemas e garantir uma vida feliz e tranquila para o seu bichinho.


O que é preciso para ter um réptil no Brasil?


1. Exija a nota fiscal!
Você provavelmente já viu essa frase em plaquinhas de estabelecimentos comerciais, mas aqui o assunto é sério.
Na hora de comprar répteis de estimação, você deve exigir a nota fiscal. Isso irá comprovar que o animal nasceu em um cativeiro que é legalizado pelo Ibama e que não foi simplesmente arrancado da natureza como fruto do tráfico de animais exóticos.

2. Verifique se o bichinho tem microchip
Todos os répteis domésticos devidamente legalizados pelo Ibama possuem um microchip de identificação. Verifique essa informação antes de levar seu novo companheiro para casa.


Quais são os répteis de estimação legalizados pelo Ibama?


Agora que você já sabe quais são os dois cuidados básicos que deve ter na hora de comprar um réptil de estimação, confira quais são as espécies legalizadas pelo Ibama para fazer sua escolha com ainda mais segurança:

Iguana verde (Iguanidae)

Iguana

 

Jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria cenchria); Jiboia arco-íris da caatinga (Epicrates cenchria assisi); Jiboia arco-íris do cerrado (Epicrates cenchria crassus)

Jiboia

 

Suaçuboia (Corallus hortulanus)

Suaçuboia

 

Teiú (Tupinambis)

Teiú

 

Tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbigni)

 

Cágado de barbicha (Phrynops geoffroanus)

 

Na hora de comprar seu réptil de estimação, solicite também ao vendedor que ele forneça um guia de cuidados com a espécie. Por se tratar de animais exóticos, essa prática é comum entre a maioria dos vendedores legalizados.

Considerações finais


Agora você já sabe quais são os répteis de estimação legalizados no Brasil e quais cuidados deve tomar antes de comprar um. Se você encontrar uma loja comercializando um réptil diferente dos listados acima, você pode denunciá-la. Assim, você ajuda a proteger a diversidade animal do país e não contribui com o tráfico ilegal de animais.

Fonte: Mapa dos Bichos

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.