Dicas, Pet, Répteis

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 1

Quando temos um bichinho de estimação – principalmente se ele for um animal silvestre –, o mandamento fundamental que devemos seguir é: “proverás um habitat doméstico o mais próximo possível do habitat natural do seu pet”. Então, se você tem ou está prestes a ter uma tartaruguinha, saiba como montar a melhor casa pra ela.

Aquaterrários: o lugar onde água e terra se encontram!

Um aquário sempre é uma bela visão, com os peixes nadando delicadamente na água límpida. Os terrários também possuem sua beleza selvagem, áridos e exóticos.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 2
Mas imagine se fosse possível combinar estes dois ambientes? Bom, na verdade, você pode: são os aquaterrários! Esses espaços combinam terra e água, reproduzindo ambientes como florestas tropicais.
Antes de tudo, qual o ambiente mais apropriado para as tartarugas: aquário ou terrário? “O melhor termo para isso seria um aquaterrário! Uma parte seca para os animais descansarem e fazerem o basking, e outra parte com água, destinada à alimentação, hidratação e nado”, esclarece Carlos Alexandre Pessoa, médico veterinário especialista em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres, proprietário da clínica Animal Exótico, de São Paulo, e diretor da empresa CURSOS.VET.BR.
Misto de água e terra, este espaço encanta a todos e permite que diferentes espécies de plantas e animais convivam em harmonia. Tendo em mente a noção do “mix” de terrário com aquário, é importante “calcular” o tamanho ideal da casa da sua tartaruga. Para isso, Dr. Carlos Alexandre recomenda que o animal ocupe uma área de 30% do tamanho total do aquaterrário. Vale lembrar você também que a tartaruga vem pequenininha, mas ela vai crescer. Por isso, é bom você já ter uma média do tamanho que ela vai ficar, pra que você não precise ficar trocando de aquaterrário.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 3
Pode parecer complicado, mas, na verdade, o princípio é simples. Escolhendo as espécies certas e reproduzindo as condições naturais, o aquaterrário começa a funcionar sozinho, precisando de pouca manutenção. Ou seja, funciona igual uma floresta de verdade!

Como fazer um habitat perfeito

O próximo passo é elaborar o “design de interiores” do aquaterrário da sua tartaruguinha.
Decoração: lembre-se que aquários e terrários são ambientes delicados. Por isso, utilize somente produtos destinados ao aquarismo. Estes itens são preparados de forma especial, livres de bactérias e com elementos seguros.
Equipamentos: o aquaterrário ainda irá precisar de um bom sistema de filtragem. Além de lâmpadas UVA e UVB, que são importantes para os répteis.
Segurança: não se esqueça que o ideal é que o pet tenha acesso à terra e água. Por isso, deixe sempre água suficiente para que seu amigo possa descansar na terra quando quiser. Evitar o acesso do pet à parte seca pode causar acidentes.

Qual material pode ser feito o aquaterrário

Para os aquaristas mais experientes, é possível montar seu próprio aquaterrário pequeno, a partir de elementos como vidro, acrílico e isopor. Porém, em lojas especializadas encontramos ambientes práticos, seguros e desenvolvidos especialmente eles.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 4
O aquaterrário para a tartaruga geralmente é um aquário de vidro, só que com uma parte seca. Aí você vai ter que arranjar algum jeito de fazer essa parte seca pra ela, ou já compra um aquário pronto, que requer um orçamento maior. Se você não quer muito trabalho e não é fã dos “diy” da vida, pode comprar um já prontinho.
Agora tem outra opção mais barata também que pode te suprir por um certo tempo, enquanto sua tigre d’água é pequenina. A nossa amiga caixa organizadora!
Claro que para manter sua tartaruga feliz ali e em condições adequadas, vai ser necessário fazer algumas modificações na caixa. Você vai precisar criar uma rampa e uma parte seca. Aí vai da sua criatividade.
Faça algo seguro, que vai aguentar o peso da sua tartaruga, mesmo ela sendo pequenina. Coloque pilares para sustentar a parte seca. E mantenha ela aberta tá! Se você tiver outro pet por perto, você pode ter uma tampa com furos, para quando você não estiver olhando seu pet não machuque sua tartaruga.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 5
Nem só do aquaterrário viverá a tartaruga, correto? Além do tanque, aquário ou caixa organizadora, para virar um lar de verdade você vai precisar de alguns acessórios que são super necessários!

Acessórios e equipamentos para o aquaterrário da tartaruga

O habitat ideal para elas requer “lâmpadas UVB, calhas, aquecedores de cerâmica externos, aquecedores de água, substrato adequado (pedras de rio grandes para não serem ingeridas), troncos especiais vendidos para este fim e termômetro”, descreve o médico veterinário.
Você sabe que répteis são conhecidos como animais de sangue frio, por precisarem de fatores externos como o sol para se aquecer. Então vamos falar sobre os equipamentos:

Lâmpada: Para aquecer o seu réptil você vai precisar da lâmpada UVA/UVB. Essa lâmpada vai ser “o sol” da sua tigre d’água. Então não tem conversa, esse é um item super essencial para esse pet.
Você deve colocar a lâmpada focada na parte seca. Assim, quando sua tartaruga quiser tomar um bronze, ela vai pra parte seca e fica lá se aquecendo.

     
     


É recomendado que essa lâmpada fique ligada por pelo menos 15 minutos por dia. Não é preciso deixar ela ligada o dia todo, ok?
Ela não serve só pra aquecer, serve também para que a tartaruga receba vitamina D. Mas fique atento! A falta ou o excesso de vitamina D pode causar deformações.
Filtro: O filtro é necessário para manter a água nas melhores condições para a sua tigre d’água.
Termostato: Você vai precisar do termostato para garantir que a temperatura do ambiente e da água esteja adequado para a tartaruga. O ambiente deve estar com uma temperatura entre 28°C e 29°C para que o organismo da sua tigre d’água funcione bem.
Decoração: Tá achando que a decoração é só pros seus amigos falarem “oh! que bonito”? Claro que não! A decoração recria o habitat da tartaruga, o que é excelente para a saúde mental e bem-estar delas. Então trate de bolar um ambiente bem dahora pra ela, porque ela merece!  Você pode usar troncos, pedras, plantas… Use sua criatividade.
Substrato: Você vai precisar colocar alguma coisa no chão do aquário. Você pode colocar pedras grandes – para que sua tartaruga não coma elas e tenha um problemão de saúde – ou pode colocar areia.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 6

Como colocar tudo isso dentro do aquaterrário para tartaruga

1. Coloque o filtro em um lugar onde o canhão que joga água pro aquário fique longe das paredes pra água circular melhor.
2. Coloque o termostato em um dos lados do aquário.
3. Coloque o substrato para forrar o chão do aquário. Uma espessura de 3 a 4 centímetros é ótima.
4. Coloque a decoração do aquário, tanto na parte molhada como na parte seca.
5. Coloque a água na parte molhada do aquaterrário.
6. Coloque a lâmpada na parte seca a cerca de 30 centímetros de distância para não queimar a pele da sua tartaruga.

Aquaterrário: O Habitat Ideal para Tartarugas de Aquáticas 7

Não esquece de tomar cuidado onde você coloca o aquaterrário. Tem que ser em um ambiente calmo, seguro, longe de televisões e caixas de som, longe de janelas e lugares com fortes correntes de ar.

 

Fonte: Portal Melhores Amigos, Blog Petz e Bicho Ideal

 

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.