Por que pum de cachorro é tão fedido?
Se você tem um cachorro, provavelmente já sentiu um cheiro desagradável vindo dele. Porque, assim como os humanos, os cachorros também soltam pum. Mas, ao contrário da maioria das pessoas, os cães não sentem vergonha nenhuma ao fazer isso.
Pesquisadores da Waltham Center for Pet Nutrition no Reino Unido realizaram um estudo para descobrir do que o pum dos cachorros é feito e como reduzir esse mau cheiro.
Para esse estudo foi usada uma técnica não-invasiva para investigar a flatulência dos cães em tempo real. Os pesquisadores fizeram questão de garantir que os cães não sentissem nenhum desconforto.
Foi criado um casaco especial, que tem um aparelho capaz de medir a quantidade de sulfereto de hidrogênio liberado pelo cachorro a cada vinte segundos.
Sulfereto de hidrogênio é o principal gás responsável pelo odor desagradável que sentimos e ele está concentrado em grande quantidade nas flatulências dos cachorros.
A Waltham Center for Pet Nutrition realiza diversas pesquisas científicas com foco na nutrição e saúde dos animais. O principal objetivo desse estudo era saber o que poderia ser incluído na dieta canina para diminuir o mau cheiro das flatulências dos cachorros.
Os pesquisadores descobriram que existem três substâncias que podem reduzir o odor desagradável do pum do cão, quando incluídas na ração ou petisco: carvão ativado, Yucca schidigera e acetato de zinco.
Ou seja, foi comprovado que a alimentação pode reduzir o mau cheiro das flatulências dos cachorros.
O que fazer?
Durante as Refeições
Parte dos gases acumulados no seu cachorro são engolidos quando ele está comendo.
Como sabemos, tudo que entra tem que sair de alguma maneira. E às vezes ele sai pelas portas do fundo, mas com o acréscimo de um aroma agradável adquirido através dos intestinos.
E se seu cachorro come rápido demais, ele acaba engolindo mais gases e consequentemente libera mais gases também.
Os cães braquicefálicos (os de focinhos curtos), como Boxers, Pugs e Buldogues, também acabam engolindo mais gases que os cães com o focinho mais longo na hora de comer.
E como fazer com que o cachorro coma mais devagar?
Uma maneira de fazer isso, é alimentá-lo usando aqueles comedouros interativos.
Você também pode colocar uma bolinha dentro da tigela, isso vai fazer com que ele tenha que movimentar a bolinha para chegar até a comida.
Isso certamente fará com que ele coma mais devagar!
E se você tiver tempo, pode entregar a ele o alimento aos poucos, pedindo para que ele execute tarefas para ganhar a comida.É uma brincadeira divertida e que estreita sua ligação com seu cachorro.
Gás produzido a partir do processo digestivo
Muitas vezes, o excesso de gases está associado ao processo digestivo.
Em pequenas quantidades é normal, pois como falamos, são subprodutos da digestão do seu cachorro.
Mas quando esses gases são excessivos, além de tornar um problema para nossos narizes, também pode ser considerado um sinal de alerta de que as coisas não estão funcionando bem.
Alimentação mais saudável
Fique de olho no alimento que você está oferecendo ao seu cachorro, dê sempre preferência por alimentos super premium.
Quanto maior a qualidade do alimento, mais fácil é sua digestão e consequentemente tendem a produzir menos gases.
Alimentos com probióticos também são muito úteis na digestão e tem um impacto positivo em outras áreas da saúde do peludo.
Alguns petiscos super premium já incluem probióticos na sua composição.
Fique atento
Se seu cachorro tiver outros sintomas além do excesso de gases, como:
- ruídos intestinais
- diarreia
- retenção de fezes
- vômitos
Pode haver algo errado e o melhor a fazer é entrar em contato com seu médico veterinário.
Fonte: Blog Petiko e Portal do Dog
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.