Dicas, Gatos, Pet

A IMPORTÂNCIA EM VACINAR SEU GATO

Apesar da lenda dizer que os gatos tem sete vidas, ele também devem ser vacinados e não apenas com a vacina anti-rábica como muitos pensam.
Existem três doenças virais e uma bacteriana que podem matar felinos rapidamente e que podem ser prevenidas com vacinas, sendo elas: Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose.
A Panleucopenia é parecida com a Parvovirose Canina caracterizadas por doenças mucosanguinolenta, ocorrendo mais no verão. A rinotraqueíte e a Calcivirose são doenças respiratórias e mais comuns no inverno. A Clamidiose também é um doença respiratória (bactéria) que pode causar também lesões oftálmicas e gastrointestinais.
Para evitar essas doenças a unica forma é a vacinação. A primovacinação pode ser feita aos 2 meses de vida do animal e repetir outra dose após 3 a 4 semanas e uma dose deve ser repetida anualmente. Assim você estará protegendo seu gato podendo deixar que ele passei livremente.
Prender o animal não impede que ele tenha contato com os vírus e bactérias, pois os mesmos podem ser transmitidos pelo ar, roupas e calçados, se o animal estiver desprotegido poderá a qualquer momento contrair a doença.
Não posso deixar de citar a importância da vacina anti-rábica, sendo a raiva uma doença fatal e uma zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem). A vacina anti-rábica pode ser dada aos 4 meses de idade e tem que ser re-aplicada anualmente, pode ser aplicada juntamente com a Quádrupla felina.
É bom lembrar que a vacina deve ser aplicado por um médico veterinário de  sua confiança, pois somente ele após exame clinico poderá assegurar que seu animal está apto a ser vacinado. Algumas casas de ração oferecem vacinas de origem duvidosa que são mais baratas e que não oferecem nenhuma imunidade e podem apresentar más condições de armazenamento delas.
Até a próxima!!!
Dra. Jessica Martins

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.