Vídeos

Documentário sobre senciência animal

Em 2008 a WSPA Brasil, lançou um documentário “Animais: Seres Sencientes”. A senciência e o bem-estar animal têm ganhado crescente relevância no panorama internacional, influenciando inclusive os hábitos de consumo e o comportamento da sociedade. A questão também está intimamente ligada à balança comercial dos países, levando a adaptações de governos, que procuram seguir padrões internacionais de bem-estar e até mesmo lançam mão de sistemas produtivos alternativos – comentou Ingrid Eder, veterinária e Gerente de Campanhas da WSPA Brasil

Segundo Ingrid, a preocupação não se restringe aos animais de consumo: Isso atinge não só os animais de produção, como também os selvagens. Hoje a caça comercial de baleias, por exemplo, é vista com maus olhos, levando países a optar pelo lucrativo e educativo turismo de observação de baleias. Se pensarmos em animais de companhia, como cães e gatos, a população também está bastante atuante, promovendo a guarda responsável através da esterilização, da vacinação e da redução do abandono. Os animais de tração também estão sendo beneficiados com o surgimento de regulamentações. Enfim, em todas as áreas existem avanços para que os animais sejam respeitados.

A senciência, isto é, a capacidade de os animais sentirem dor, medo, prazer, alegria e estresse – além de terem memória e até saudade – é uma discussão recente no âmbito internacional e no Brasil.

Durante cinquenta e dois minutos, é mostrado que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, os animais são seres Sencientes, e não máquinas destinadas a nos servir. E isso se aplica a todos os animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes). Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo, que falam de maneira clara e didática sobre os animais (de companhia, de produção, selvagens, de entretenimento, etc.).

Assista, é saiba mais acessando o site do WSPA BRASIL

Fonte: WSPA Brasil.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.