Fatos e Curiosidades, Peixes, Pet, Pet Bicho Animal

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou!

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 1

Não tem como negar que o peixe é um dos animais de estimação mais fáceis de cuidar e que denota menos tempo. No entanto, nós não o conhecemos muito bem e vários aspectos de sua rotina ainda são enormes pontos de interrogação em nossas cabeças. Sendo assim, separamos uma lista que contém coisas que você sempre quis saber sobre os peixes, mas nunca teve coragem de perguntar!

Eles dormem?
Não é bem um sono, eles variam entre o estado de repouso e vigília. Digamos que eles descansam, mas aquele sono delicioso de domingo não faz o tipo deles não.

Peixinhos morrem afogados?
Parece uma pergunta pra lá de inocente né? Do tipo “que óbvio!”, mas a verdade é que sim, infelizmente alguns peixes morrem afogados. Isso acontece geralmente com a famíla dos anabantídeos, como o betta , que precisam buscar ar na superfície. Eles não conseguem ficar muitas horas submersos na água e acabam morrendo por uma série de complicações.

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 2

Eles bebem água?
Os peixes não só bebem água, como também fazem xixi! Está surpreso? Não fique! Este é um dos motivos de manter a água dos aquários sempre limpinha e filtrada, bem como na temperatura ideal para a espécie.

Peixinhos sentem frio?
Sim! Da mesma forma que nós, os peixes precisam de alguma fonte de calor. Quando submetidos à uma temperatura fria, seu metabolismo desacelera e eles tendem a ficar mais quietinhos e até perder o apetite.

Eles piscam?
Só os peixinhos de desenho animado! Os peixes não piscam e não fecham os olhos para descansar – por isso existe essa lenda de que eles não dormem. No entanto, isso se dá por um único motivo (bem simples): eles não possuem pálpebras. A maioria deles param de se mexer quando estão cansados, após encontrar um refúgio seguro, podendo ser uma rocha ou uma cova. Mesmo com os olhos sempre abertos, não quer dizer que não descansam.

Nadar e nadar
Ainda que muitos peixes tenham bexigas nadadoras que se inflam com ar para poder se manter na água sem ficar no fundo do mar nem ser levado pela correnteza, há algumas espécies que não têm essa sorte. É o caso por exemplo da arraia e do tubarão. Eles precisam nadar até quando dormem. Caso contrário, afundariam.

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 3

Têm memória a curto prazo
Não sabemos porque se difundiu a informação de que os peixes não tem memória maior do que três segundos. No entanto, isso não é verdade. Segundo diversos estudos, esses animais têm a capacidade para reter informação por até cinco meses. Como chegaram a essa conclusão? Treinaram um grupo de peixes em cativeiro para que pudessem responder a certos sons. Depois, os liberaram e, depois de alguns meses, lhes fizeram ouvir as mesmas melodias. E eles sabiam o que deveriam fazer!

Não têm orelhas
Você já parou para pensar como eles ouvem se não têm orelhas? Bom, na verdade, eles têm um órgão considerado ouvido interno que, mesmo que não seja visível, lhes permite perceber os sons e vibrações produzidas na água. Vale a pena saber também que o barulho causado pelas pessoas lhes afeta bastante, estressa-os e pode interferir em seus hábitos cotidianos (comer, crescer ou se reproduzir).

Existem peixes venenosos
No Mar do Caribe, o Oceano Pacífico e as Costas da Flórida, nos Estados Unidos, vive o peixe pedra… O mais venenoso de toda sua família. Sua picada pode matar uma pessoa adulta. Seu nome vem de sua capacidade de se camuflar entre as rochas do fundo do mar. Ele não ataca sem se sentir ameaçado… Mas o problema é que ele se sente em perigo sempre que alguém passa caminhando por perto. Para neutralizar o veneno, devemos introduzir a picada em água fervendo.
Outros venenosos são os do gênero Pterois, que vivem no Oceano Índico Pacífico. Eles têm barbatanas peitorais e uma barbatana dorsal que usam para picar. Podem camuflar-se entre as algas e as rochas, e a boa notícia é que não é letal às pessoas… mas sua picada pode ser dolorosa.

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 4

Pterois

Como se conta sua idade?
Essa informação pode ser requerida pelos pescadores, mas também pelos cientistas. Como se determina a idade dos peixes? A técnica empregada se chama “leitura dos otólitos”, e é parecida à dos anéis nas árvores. O pequeno osso do ouvido interior dos peixinhos é composto por capas concêntricas que marcam os anos vividos. Igualmente, vem se trabalhando outro método, porque esse parece não ser totalmente certeiro.

Hábitos de defesa e reprodução
O chamado “peixe-balão” (baiacu) tem a capacidade de se inflar e ficar como um balão com escamas sobressalientes. Ele faz isso para poder parecer maior e mais perigoso do que realmente é. Para fazer seu truque, chupa água e a armazena em seu estômago. Fora do mar, se incha com ar.

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 5
O cavalinho-do-mar é o único animal cujo macho é quem dá à luz. Depois do acasalamento, a fêmea passa os ovos a seu parceiro, e ele carrega-os durante 45 dias no ventre. Depois desse tempo, eles podem acasalar novamente.

Peixes: Curiosidades que você sempre teve dúvida e nunca perguntou! 6

Eles fazem xixi e cocô
Se você quer saber se o peixe faz as suas necessidades, saiba que a resposta é sim. Os peixes bebem água, fazem xixi, defecam, normalmente, como qualquer espécie de ser vivo. Por isso é importante que a água do aquário esteja sempre limpa e filtrada.

Bônus

  • O maior peixe de todos é o tubarão-baleia, que pode alcançar até 15 metros de comprimento.
  • Já o menor peixe é o Pandanka Pygmanga, que vive nas Filipinas e o tamanho máximo alcançado por ele é de 1 centímetro. É o famoso peixinho que pode entrar na uretra e no ânus.
  • O Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo. Seu comprimento pode chegar até a 3 metros. Geralmente ele tem 2 metros de diferença para um homem com estatura média, e pode pesar até 300 quilos.
  • O peixe mais rápido de todos é o Agulhão-vela, que chega alcançar uma velocidade de 115 quilômetros por hora.
  • A maior baleia caçada até hoje foi a baleia-azul fêmea, que tinha 34 metros de comprimento e pesava 170 toneladas.
  • O bagre é um peixe que não possui escamas.
  • Poraquê é um peixe que emite descargas elétricas para sua defesa e ele habita o Rio Amazonas.

 

Fontes: CanaldoPet, MeusAnimais e SitedeCuriosidades

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.