Cães, Dicas, Pet

DIROFILARIOSE CANINA (VERME DO CORAÇÃO)

Muitas pessoas me perguntam no consultório sobre essa doença. Isso é muito bom, pois a cada dia que passa, as pessoas estão mais preocupadas com a saúdes dos seus pets.
A Dirofilariose Canina é uma doença que vem preocupando muitos proprietários ultimamente, pois como os animais estão muito mais próximos do convívio familiar, acabam indo para a praia também e é lá que há grandes chances do seu animal contrair essa doença.
A Dirofilariose é uma doença parasitária provocada pela Dirofilaria immitis, um parasita que aloja-se no coração, artérias pulmonares e renal, podendo levar o animal a morte.
A doença é transmitida por um mosquito que ao picar, cães infectados dissemina a doença a outros cães.
Quando adulto, chega atingir aproximadamente 30cm de comprimento. Em infestações intensas, podem existir mais de 100 vermes adultos no interior do coração do cão afetado.
Os sinais mais comuns são tosse, apatia, intolerância ao exercício, sangramento pelo nariz evoluindo para cansaço, dificuldade respiratória, tosse crônica, colapso e morte súbita.
O tratamento é eficaz com a morte do verme adulto, mas pode levar a outras complicações. A melhor maneira de tratar é prevenir! Existem no mercado, produtos específicos para a prevenção.
Esta profilaxia é feita mensalmente, dependendo de onde o animal vive ou quantas vezes vai a praia.
Pergunte para o seu veterinário, qual o melhor medicamento para prevenir a Dirofilariose no seu cão! =^.^=
Dra. Jessica Martins
 
 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.