Dicas, Gatos, Pet

Como limpar os pêlos de gato?

Todos os pais de felinos sabem que após a entrada deles em nossas vidas e casas, nunca mais elas serão as mesmas. Uma das mudanças que logo percebemos são os pêlos espalhados pelo chão, cadeiras, camas, sofá, arranhadores, roupas, entre outros lugares. A quantidade deles dependerá tanto da característica física do seu gato – pêlo longo ou curto -, quanto o período do ano – tem certos meses em que há maior troca. Tendo em vista essa situação, o que poderia ser feito para manter a casa e as roupas menos “peludas”? Essa é a pergunta que tentaremos responder nesse artigo do Mundo Miau.

Os pais de felinos sabem que não há muito a fazer em relação à pelagem de seus filhos espalhadas por tudo o que é canto. Existem, no entanto, maneiras para que a quantidade dos pêlos seja diminuída, principalmente naquelas roupas que tanto gostamos. Não fique desesperado, portanto, pois há uma luz no fim do túnel. Dentre os métodos que funcionam e que usamos na nossa casa encontram-se: o uso da mão, luva de látex, pano/esponja, velcro e fita adesiva.
Uso da mão – Umedeça um pouco a palma de sua mão e passe-a, em sentido descendente, sobre o local que deseja retirar o pêlo. Isso funciona porque o friccionar da sua pele molhada com o tecido faz que o pêlo fique mais pesado e, assim, torna-se facilmente removido. Acreditamos que este não é um método eficiente.

Luva de látex – Caso não queira usar a mão umedecida, use uma luva de borracha – aquela usada para limpar a cozinha ou a de jardinagem. Seguindo o mesmo esquema do item anterior, passe a mão em direção descendente sobre o tecido que quer limpar. O uso da luva de borracha, dentre todos esses itens dessa lista, é o mais eficaz para retirar grande quantidade de pêlo tanto de sofás, cadeiras, quanto de arranhadores.

Pano/Esponja – Umedeça um desses dois instrumentos e faça movimentos descendentes sobre a superfície que queira limpar. É uma alternativa àqueles momentos em que você não quer usar a mão ou não tem a luva de látex. Funciona tanto quanto os outros métodos anteriores.

Velcro – Compre uma fita de velcro e a use da mesma forma que os itens acima, gentilmente, sobre aquilo que quer limpar. Depois, limpe o velcro por meio de uma escova de dentes, com a mão ou usando um grampinho para retirar os pêlos.

Fita adesiva – Enrole em torno da sua mão a fita, com a parte da cola voltada para fora, e passe sobre a superfície que quer limpar. Há também uma derivação dela, que é o rolinho que se encontra em alguns petshops e mercados que faz um serviço parecido. Caso não consiga retirar tudo – seja usando a fita, seja usando o rolo – use, posteriormente, uma das outras técnicas acima descritas para terminar o serviço.

Essas dicas podem ser usadas em praticamente tudo o que listamos: cadeiras, sofás, roupas, arranhadores. Para complementar o serviço, use o aspirador de pó, caso tenha. Ele dará o toque final na sua limpeza. No caso do chão do seu lar, a velha e boa vassoura dá conta do recado, assim como o rodo com o pano úmido. Para diminuir a quantidade de pêlos espalhados pela casa, procure escovar o gato constantemente a fim de remover os fios mortos. Finalmente, caso não queira que aquela roupa especial fique com pêlo, procure deixá-la envolta em um plástico no cabide ou na gaveta. Esperamos que com essas dicas a sua vida fique menos “peluda”.

Fonte: Mundo Miau
 
 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.