Gatos, Pet

7 barulhos que deixam um gato assustado

Não é segredo que a audição dos gatos é infinitamente mais sensível do que a nossa: muitos barulhos que não conseguimos ouvir são facilmente captados pelos felinos. Para se ter uma ideia, enquanto um humano é capaz de ouvir 20.000 Hertz, os gatos conseguem captar frequências ultrassônicas de até 1.000.000 Hz. Não é à toa que sons de fogos de artifício ou explosões, por exemplo, geram incômodos excessivos e traumas nesses animais. Até mesmo uma coleira com guizo é capaz de atrapalhar os instintos de um gato.
É de se imaginar, portanto, que os sons mais comuns do nosso dia a dia incomodam os bichanos, né?! Você já se perguntou quais barulhos da sua casa deixam seu gato assustado? Listamos algumas situações que costumam ativar o medo dos gatos e demos dicas de como aliviar esses efeitos no bichano.

1) Aspirador de pó é um dos objetos domésticos que mais deixa o gato assustado


O aspirador de pó está no topo da lista de eletrodomésticos que deixam os gatos apavorados. O barulho, em conjunto com a movimentação do objeto, é capaz de assustar muito os felinos, que na maioria das vezes buscam um abrigo para se esconder. É possível diminuir o efeito do aspirador na audição do seu gatinho! Se você precisa usar o eletrodoméstico todos os dias por causa dos pelos que o bichano solta, a melhor solução é passar a escovar a pelagem do animal todos os dias. O hábito vai evitar o acúmulo de pelos pela casa – o que consequentemente vai diminuir a necessidade de uso do aspirador – e ainda faz super bem para a saúde do gato. Se mesmo assim você precisar usar o aspirador, retire o gato do ambiente antes de ligar e feche a porta, se possível. Assim, o ruído vai causar menos impacto no animal.

2) Música alta incomoda a audição do gato


Ouvir música alta em casa não necessariamente vai deixar o gato assustado (dependendo do tipo do som, claro), mas com certeza vai incomodar bastante a audição dele. Lembra que falamos lá em cima que a capacidade de audição dos felinos é muito maior que a nossa? Agora imagina como uma música alta pode incomodar o animal. A música alta pode deixar o gato mais agitado que o normal. O ideal é ouvir em uma altura confortável para todos.

3) Gato com medo: não é indicado deixar as coisas do bichano perto da máquina de lavar


A máquina de lavar roupas pode ser bem barulhenta em algumas funções, o que com certeza vai deixar o gato assustado. Por ser um item fundamental em toda casa, a dica é não deixar as coisas do gato perto do eletrodoméstico. Gatos são bem criteriosos e podem se recusar a usar a caixa de areia, por exemplo, se ela estiver em um lugar muito barulhento. O ideal é que a cama, caixinha de areia e local das refeições sejam posicionados nos ambientes da casa mais calmos possíveis.

4) Alguns utensílios de cozinha são o terror de todo gato doméstico


Batedeira, liquidificador, torradeira e outros itens de cozinha barulhentos podem deixar o gato bastante assustado. Se esses utensílios costumam causar muito pânico no bichano, o mais indicado é retirar o animal da cozinha e deixá-lo dentro de outros cômodos com a porta fechada.

5) Gato assustado: considere o bem-estar do seu pet antes de iniciar uma obra em casa


Fazer uma obra em casa, por menor que seja, sempre vai impactar na rotina dos pets, principalmente se estamos falando de gatos. Para começar, felinos não costumam gostar muito de pessoas estranhas circulando pela casa, já que é algo que impacta diretamente a rotina deles. Além disso, uma obra sempre vai ser sinônimo de barulho. Dependendo do tamanho e duração (e se você não tiver um cômodo tranquilo para o animal ficar), é o caso de considerar deixar o gato em alguma hospedagem durante o período. Apesar de estranhar a mudança de ambiente, vai ser menos estressante para ele do que ficar no meio da barulheira de uma obra.

6) Use o secador de cabelo com cuidado para não deixar o gato assustado


Se o seu gato manifesta algum incômodo com o barulho do secador de cabelos, o melhor a se fazer é ligar o objeto apenas quando ele não estiver por perto. Assim como o aspirador e os utensílios de cozinha, o secador emite um som bem alto que pode deixar o gato assustado.

7) Um gato medroso vai se assustar com os barulhos mais improváveis


Se você tem um gato medroso em casa, o melhor é evitar qualquer movimento brusco que possa assustá-lo. O simples ato de mexer em uma sacola de plástico, fechar uma janela ou pegar uma panela é capaz de deixar o animal em pânico. Por isso, sempre fique atento aos comportamentos do seu bichinho. Se observar que o medo dele está ultrapassando os níveis de normalidade, talvez seja a hora de considerar a ajuda de um comportamentalista felino. O medo excessivo pode deixar o gato estressado, o que consequentemente impacta a saúde geral dele.

 

Fonte: Patas da Casa

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.